Bem vindo ao meu blog

"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.
Che Guevara



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Para que serve a nota fiscal


Para muitos, notas e cupons fiscais são simples pedaços de papel que não significam muita coisa! Para que pedir um pedacinho de papel, que minutos depois você vai colocar na sesta de lixo mais próxima? Porque exigir uma nota fiscal do posto de gasolina ou do supermercado, quando todos sabem que o funcionário do local, vai fazer cara feia e inventar um monte de desculpas para não lhe entregar o tão valioso pedacinho de papel?
Costumamos reclamar sempre que o país não vai para frente, que os políticos não são pessoas confiáveis e coisas desse tipo. Só que ao não exigir a nota ou o cupom fiscal, você vai está contribuindo para um crime! Ao não emitir o documento fiscal, o comerciante, está deixando de pagar impostos, e isso significa menos escolas, menos hospitais, menos obras públicas. Ao exigir a nota ou cupom fiscal você tem a garantia que comprou tal produto ou prestou serviço à determinada empresa.
Quando o contribuinte, deixa de emitir uma nota fiscal de mercadoria, o imposto mais negado é o ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação). Mas também se nega imposto no caso da prestação de serviço, o ISS (Imposto sobre Serviço).
As penalidades previstas em lei, para quem sonega imposto, é na ordem 100% quando o imposto é o ISS e 200% quando o imposto é o ICMS. Esses valores são cobrados em cima do valor que foi sonegado. “O comerciante tem a obrigação de emitir o cupom fiscal, mesmo que o comprador não peça! O mesmo se aplica a nota fiscal! Se o comparador a exigir, o comerciante tem a obrigação de emiti-la, mesmo que o serviço prestado tenha sido um abastecimento simples em um posto de gasolina. Para recolhimento de impostos, o cupom fiscal tem o mesmo valor da nota fiscal”

Um comentário:

  1. Paz do Senhor Lucas... Parabéns pelos grandes esclarecimentos dado a nossa sociedade e acima de tudo aos blogueiros que de uma forma ou de outra também acabam se tornando formadores de opiniões... Vale apenas ressaltar que existem muitas instituições como nossa igreja por exemplo, que tem campanhas de recolher notas ficais para ajudar de outras formas projetos para ajudar o desenvolvimento do nosso semelhante. Portanto, queridos leitores sejamos fiscalizadores de todos os estabelecimentos comerciais e vamos juntos combater esta espécie de corrupção. Sonegar impostos é crime!... Não usar seu direito enquanto cidadão é passividade... É fortalecer a indústria do crime organizado!
    http://joselitootilio.blogspot.com/

    ResponderExcluir